Vesícula Biliar( Cálculo de Vesícula) e Colecistite

Os cálculos biliares podem provocar dor quando obstruem a passagem da vesícula pro canal comum com o fígado. Podem evoluir com uma complicação chamada de colecistite, que consiste em uma inflamação da vesícula biliar, geralmente decorrente da obstrução da vesícula  provocada por um cálculo.

• Normalmente, as pessoas sentem dor abdominal, febre e náuseas.
  • A ultrassonografia geralmente pode detectar sinais de inflamação na vesícula biliar.
  • Os médicos suspeitam de cálculos biliares em pessoas com a dor característica na parte superior do abdômen (provocada por uma vesícula biliar inflamada). Às vezes, os cálculos biliares são detectados quando os exames de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia, são realizados por outros motivos.

A ultrassonografia é o exame de escolha. Ela é 95% precisa na detecção de cálculos na vesícula biliar. Ela é menos precisa na detecção de cálculos nos dutos biliares, mas pode mostrar uma dilatação dos dutos decorrente da obstrução. Outros testes diagnósticos podem ser necessários

O tratamento consiste na retirada da Vesicula, sendo a primeira escolha a minimamente in vasiva, também chamada de cirurgia por Videolaparoscopia. Também optamos pelo formato de Day- Clinic, ou seja, realizando os procedimentos pela manhã e liberados  ao final do dia. Assim, conseguimos diminuir período de internação hospitalar, menor infecção cruzada e de sitio cirurgia, menor dor, menor taxa de insônia e dores de coluna pelo colchão( acredite, acontece!), menor intolerância alimentar e menor taxa de complicações.